top of page

Porcelana X Resina: Qual material é melhor para a reabilitação oral


Porcelanas e resinas são materiais utilizados na elaboração de reconstruções dentárias como coroas, facetas, onlays, inlays, overlays, pivôs, próteses sobre implantes unitárias parciais e de arcada completa. Ao escolher o material que será empregado em sua prótese, o paciente deve estar ciente da diferença a respeito de durabilidade, aparência e custo. Grande maioria dos materiais usados na reabilitação oral possui vantagens e desvantagens, que devem ser ponderadas e levadas em consideração no momento de fechar o tratamento. Daremos a seguir mais esclarecimentos sobre cada material:

Resina: de modo geral, as resinas são consideradas termo fixas, ou “plásticos”, pois os materiais de mais baixa dureza apresentam esse acabamento. Porém, existem diversos tipos de compostos onde resinas de alta dureza, cargas minerais e outros materiais que apresentam acabamento e resistência superior as resinas usadas no passado. Também, de modo geral, tem como desvantagens a mudança de cor ao longo do tempo e a menor resistência. Tem como pontos positivos o menor custo, boa estética, fácil reparação e rapidez do processo. Os três tipos mais comuns de resinas são: Resina composta foto ativada por luz UV, que é usada principalmente para restaurações ou facetas diretamente no dente; Resina acrílica, utilizada para próteses grandes, como dentaduras e Resina foto ativada em laboratório, que é aplicada sobre o molde do paciente e utilizada para coroas, facetas e onlays.

Portanto, próteses elaboradas em resinas são rotineiramente bem empregadas para elaboração de dentes temporários, próteses totais (dentaduras) de baixo custo ou urgentes e próteses que não tem tanta aparência, como dentes posteriores. O acabamento é inferior aos dentes de porcelana, mas torna-se uma opção viável quando o paciente precisa de uma reposição rápida.

Porcelana: a porcelana é um material vítreo de cores compatíveis com dentes. A estética da porcelana é o mais próximo que temos hoje de um dente natural. É um material inerte e, portanto, não sofre mudanças de cor com o tempo. Tem alta resistência ao desgaste e grande resistência mecânica. Tem como desvantagem uma maior fragilidade a impactos e a dificuldade de reparo em caso de fraturas.

Dentes de porcelana são muito adequados para as próteses dentárias reproduzem com fidelidade as características dos dentes e possuem altíssima durabilidade. São a melhor opção para casos de dentes anteriores como facetas e coroas. Para aumentar sua resistência podem ser unidas a uma camada de reforço interno em metal (metalocerâmica), ou em porcelana de alta resistência (metal-free) como alumina ou zircônia.

Em resumo, próteses elaboradas com porcelana são de fino acabamento, durabilidade além de reproduzir cada detalhe de um dente de verdade. Um dos pontos negativos é sua fragilidade ao impacto. Já as próteses em resina têm seu valor para uma reposição rápida e emergencial, de menor custo, ou algum caso muito específico que seu cirurgião-dentista pode indicar com uma opção viável. Lembre-se de esclarecer suas dúvidas antes de aceitar o tratamento. É muito importante saber os prós e contras de cada um dos métodos.

Pergunte ao cirurgião-dentista sobre opções viáveis para o seu tratamento. Para saber mais sobre os métodos apresentados, entre em contato com a Dra. Annelisa Kozan - Cirurgiã Dentista - CROSP 109207, através do (11) 4216-4293 ou mande uma mensagem no WhatsApp (11) 95341-6344.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page